A carreira jurídica conta com uma ampla gama de áreas de atuação. Direito previdenciário, tributário, civil, empresarial e administrativo são apenas algumas das opções de um longo rol de possibilidades.

Para quem está em busca de uma colocação profissional, mas ainda não sabe por onde começar, vale a pena estabelecer uma compreensão adequada sobre o que tantas áreas de atuação têm a oferecer. Mais do que isso, é indispensável entender como dar os primeiros passos consistentes em sua carreira jurídica.

Na tentativa de ajudá-lo nessa missão, preparamos um conteúdo exclusivo sobre como começar sua vida profissional da advocacia. Continue a leitura para saber mais.

Carreira jurídica: conheça as principais áreas de atuação

Uma carreira jurídica proporciona uma vasta diversidade de campos de atuação, nos quais os profissionais do direito podem se especializar. Algumas das principais áreas incluem:

  • Direito Civil: envolve questões relacionadas aos direitos e obrigações dos indivíduos, como contratos, responsabilidade civil, direito de família, sucessões, entre outros.
  • Direito Penal: lida com a legislação criminal e abrange crimes, punições, processo penal, direitos do acusado, entre outros aspectos relacionados à área criminal.
  • Direito Trabalhista: concentra-se nas relações entre empregadores e empregados, incluindo contratos de trabalho, direitos trabalhistas, questões sindicais, acordos coletivos, demissões, entre outros.
  • Direito Comercial e Empresarial: envolvido em transações comerciais, contratos empresariais, sociedades comerciais, propriedade intelectual, falências, fusões e aquisições, entre outros assuntos relacionados ao mundo dos negócios.
  • Direito Constitucional: trata da interpretação e aplicação da Constituição, direitos fundamentais, organização dos poderes, controle de constitucionalidade, entre outros temas relacionados à estrutura e funcionamento do Estado.
  • Direito Administrativo: refere-se às normas que regem a administração pública, atuação dos órgãos públicos, licitações, contratos administrativos, responsabilidade do Estado, entre outros aspectos ligados à administração pública.
  • Direito Internacional: abrange questões legais que envolvem relações entre diferentes países, como direito diplomático, tratados internacionais, direito humanitário, direito do comércio internacional, entre outros.

Essas são apenas algumas das principais áreas de atuação na carreira jurídica. Existem também outras áreas especializadas, como direito tributário, direito ambiental, direito da saúde, direito do consumidor, entre outras, que oferecem oportunidades de especialização conforme seus interesses. 

Como começar uma carreira jurídica consistente?

Vejamos, então, quais são as principais estratégias a serem adotadas por quem deseja construir uma carreira jurídica consistente.

Ter um objetivo a respeito da própria carreira

O primeiro passo é ter um objetivo claro a respeito do que deseja para a própria carreira. Sem essa definição, o profissional nunca saberá o que está perseguindo e terá dificuldades para estabelecer qualificações e melhores áreas de atuação.

Durante a própria trajetória acadêmica o estudante poderá reconhecer algumas áreas de interesse. Seja por meio de estudos das referidas áreas ou de curtas experiências profissionais como estagiário, tal definição pode começar a tomar forma.

Para melhorar sua decisão, conte com o aconselhamento experiente de colegas que possuem alguns anos de atuação profissional na área pretendida. A percepção do mercado compartilhada por eles será fundamental para auxiliá-lo ao longo do processo.

Apostar em uma especialização

A aposta em uma especialização é o próximo passo de sua jornada. A qualificação na área do Direito de sua escolha, em uma instituição de ensino respeitada, poderá confirmar algumas percepções colhidas ao longo de sua graduação ou, então, rechaçá-las.

Afinal, uma imersão de vários meses em sua área de interesse, junto a professores e colegas com contribuições relevantes na área, é o caminho mais indicado para quem deseja conhecer a fundo determinado campo de atuação.

Manter um networking

Seja durante sua trajetória acadêmica ou até mesmo ao longo de alguma experiência profissional, ainda que incipiente, a manutenção de um networking qualificado será relevante para os rumos de sua carreira jurídica.

As redes de contato firmadas nesses campos poderão lhe ser úteis em uma projeção futura. Conhecer pessoas influentes e bem conectadas na área jurídica pode abrir portas para oportunidades de emprego. Seja para conseguir um estágio, um cargo em um escritório de advocacia renomado ou até mesmo uma posição em um tribunal, ter uma rede de contatos pode aumentar suas chances de encontrar as melhores oportunidades de carreira.

Ao mesmo tempo, conectar-se com profissionais mais experientes no campo jurídico pode proporcionar orientação valiosa. Ter um mentor pode ajudá-lo a entender melhor a indústria jurídica, obter conselhos sobre desenvolvimento profissional, tomar decisões importantes e evitar armadilhas comuns na carreira.

Candidatar-se a vagas em escritórios de referência

Quem está dando os primeiros passos em sua carreira jurídica certamente deseja ingressar em um escritório de advocacia de referência. Remuneração atrativa, projetos desafiadores e ambiente propício ao aprendizado são apenas alguns motivos para tonar essa uma opção vantajosa.

Se esse é o seu objetivo, venha fazer parte do time /asbz. Somos um escritório multidisciplinar capacitado para oferecer soluções jurídicas completas e inovadoras, baseado em uma plataforma de atendimento totalmente personalizada.

Acesse nosso site agora mesmo e candidate-se para uma das vagas disponíveis.