¹Acrônimo de Environmental, Social and Governance
(Ambiental, Social e Governança na tradução livre do inglês ao Português).

O /asbz preza pela aplicação dos princípios relacionados ao ESG¹ em suas rotinas e de seus stakeholders. Queremos ser um agente de transformação da sociedade, e protagonistas de ações perenes, sustentáveis e atemporais que transcendam as palavras.

Listamos a seguir algumas práticas ESG atualmente adotadas pelo escritório:

Certificado do Sistema B

Seguindo o compromisso e a nossa agenda ESG, o /asbz recebeu em janeiro de 2023 a certificação de Empresa B, o que nos torna o primeiro grande escritório do país a ingressar na comunidade global de líderes que tem um olhar para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta.

Desta forma, o /asbz agora ingressa em uma comunidade de líderes mundiais, composta por mais de 6 mil empresas pelo mundo.

A Certificação como Empresa B é administrada por Analistas de Padrões do B Lab, entidade sem fins lucrativos, fundada em 2006 nos Estados Unidos com a visão de que um dia todas as empresas competirão para serem as melhores PARA o mundo e, como resultado, a sociedade e o planeta terão uma prosperidade mais compartilhada e duradoura. Os padrões para a Certificação B são supervisionados pelo Conselho Consultivo de Padrões independente do B Lab. O Conselho de Governança Global supervisiona o crescimento global do B Lab e do Movimento B, sendo formado por representantes de cada parceiro global, promovendo a expansão e estratégia do Movimento B. Atualmente já são mais de 6 mil Empresas B, espalhadas por mais de 70 países e 150 setores de atuação.

Licença maternidade e paternidade de 6 meses

Em 2017, o /asbz foi um dos primeiros escritórios do mundo a garantir licença maternidade e paternidade de 6 (seis) meses integralmente remunerada, inclusive para casos de adoção e união homoafetiva.

Essa iniciativa busca aumentar o bem-estar de bebês e crianças com suas famílias, e, ainda, minimizar os efeitos nocivos da maternidade na carreira das mulheres.

Ausência do Time Sheet como critério de avaliação de pessoas

Regra geral, os escritórios de advocacia se utilizam do time sheet² como instrumento de precificação, cobrança de honorários e de controles internos, mas muitos acabam também por utilizar o número de horas imputados nessa ferramenta como forma de avaliação de seus profissionais.

No /asbz, nenhum profissional é avaliado com base nesse critério, independente da senioridade, mas sim com fundamento em dezenas de outras métricas individuais, coletivas, tangíveis e intangíveis.

Essa prática visa solidificar a formação e os valores dos nossos profissionais, permite o maior envolvimento destes em causas sociais e de inovação, e também acaba por evitar um conflito de interesses entre advogados e clientes.

Código de Conduta e Ética, Comitê de Ética e Canal de Denúncias

/asbz possui um código de conduta e ética, um comitê de ética e um canal de denúncias público para assegurar que todos os stakeholders do /asbz seguirão os princípios, diretrizes e valores relacionados às práticas ESG.

Para acessar Código de Conduta e Ética, clique aqui.

Para acessar Canal de Denúncias, clique aqui.

Diversidade e Inclusão Social

Valorizamos as pessoas por quem elas são, independentemente de sua idade, sexo, gênero, sexualidade, cor, aparência, religião ou qualquer outra característica que, para nós, são expressões da vida. Apoiamos e investimos em projetos que fomentam a inclusão e a diversidade, assim como contamos com iniciativas para formar pessoas e novas lideranças pertencentes a minorias, com o objetivo de minimizar os desequilíbrios existentes na sociedade, e, em nosso próprio escritório.

Acreditamos que a formação de novas pessoas e lideranças é medida mais inclusiva e perene, em contraste à mera movimentação de profissionais já inseridos na sociedade e no mundo corporativo. Além de práticas internas para o desenvolvimento de mulheres, PCDs, pretas(os), dentre outras categorias, o escritório também participa e contribui com o programa Next Generation of Lawyers (https://civics.com.br/next/), cujo objetivo é contribuir com diversidade e inclusão no ecossistema jurídico, especialmente no que diz respeito aos estudantes de classes sociais menos favorecidas, pretas(os) e/ou pertencentes à comunidade LGBTQIA+.

Pro bono

Além de contar com o programa de cashback social que gera investimentos diretos nas instituições listadas acima, o /asbz também investe o tempo de seus profissionais em campanhas e assessoria jurídica em tais entidades.

No ano de 2022, foram investidos mais de 729 horas dos nossos profissionais em expedientes pro bono.

Instalações sustentáveis

O escritório do /asbz em São Paulo está estabelecido em um dos prédios mais sustentáveis da América Latina de acordo com a certificação internacional LEED (Pontuação: 89 – categoria Platinum), a qual leva em consideração requisitos tais como geração de créditos de carbono, fontes de energia, tratamento de lixo, fornecimento de água, ambientes internos e externos, materiais, etc.

Uso consciente do papel

Estima-se que um integrante de uma corporação gaste na média cerca de 10.000 folhas de papel por ano³, cuja produção pressupõe a derrubada de um pinheiro padrão de 13 metros de altura*.

O /asbz adota uma política de uso sustentável do papel, um dos principais materiais básicos de sua atividade, de modo que no escritório esse número chega a ser de menos de 45 (quarenta e cinco) folhas por mês por integrante, o que faz com que o escritório preserve por volta de 11 árvores todos os anos.

3 De acordo com pesquisa realizada pela empresa Gartner Inc. no ano de 2018.
https://datascope.io/en/blog/how-much-paper-waste-is-costing-your-business/

* Fonte:
https://ribble-pack.co.uk/blog/much-paper-comes-one-tree

Cashback Social

O /asbz instituiu de forma pioneira o Programa Cashback Social, no qual a pontualidade financeira dos nossos clientes beneficia ações que fomentam o social, a diversidade e a inclusão.

Para ter mais informações, clique aqui.

Números abertos

Desde a sua fundação, o /asbz demonstra sua estrutura de custos, despesas e receitas a todos seus advogados, independente do nível de senioridade e posição.

Essa prática premia a transparência entre a nossa comunidade de advogados, como também ajuda a formar nossos gestores de amanhã.

Contato assessoria de imprensa: asbz@loures.com.br | 11 2391-5005