A advocacia consultiva se propõe a orientar e atender as demandas dos clientes antes que elas se transformem em problemas graves.

O advogado consultor pode ser alguém da própria empresa ou um profissional de fora, como alguém que pertence a um escritório que presta serviços advocatícios.

Saiba mais sobre a advocacia consultiva, confira qual é a relevância dela lendo nosso post. Veja como ela pode ser uma aliada relevante para seu negócio, oferecendo soluções inovadoras e personalizadas!

O que é advocacia consultiva?

A advocacia consultiva é uma área do mercado de Direito que opera para prevenir conflitos. Por isso, recebe também o nome de “advocacia preventiva”.

O advogado consultor atua conforme as leis, mas busca evitar que processos alcancem a esfera judicial, ou seja, evitam que seja necessária a atuação de um juiz para solucionar um problema.

A finalidade é resolver conflitos com rapidez e de maneira amistosa para não surgir um problema maior. Assim, o advogado deve desenvolver habilidades que ultrapassem a compreensão e o conhecimento técnico das leis.

O advogado consultor comunica-se bem e consegue mediar as partes, propondo soluções que satisfaçam os dois lados.

Quais são os campos de atuação da advocacia consultiva?

A advocacia consultiva atua de forma ampla, envolvendo diferentes necessidades da empresa, tais como:

Planejamento estratégico

O advogado consultor trabalha como um assessor e, nesse sentido, ele oferece direcionamentos jurídicos referentes às estratégias e às tomadas de decisões, assegurando que tudo esteja dentro da legislação.

Adequação às normas

A advocacia consultiva também ajuda o negócio a se adequar às normas, conforme o segmento em que a empresa atua. Dessa forma, ela evita que a empresa seja penalizada por procedimentos que vão contra as normas, as portarias, as leis e outras formas de regulamentação.

Pode ocorrer que, devido à falta suficiente de conhecimento sobre legislação, o gestor cometa erros que podem ser prejudiciais ao negócio.

Análises preditivas

Outra possibilidade é a realização de análises preditivas. Essas análises, considerando dados históricos, podem identificar resultados futuros usando dados, algoritmos estáticos e estratégias de Inteligência Artificial e Aprendizagem da Máquina (Machine Learning).

As análises preditivas permitem insights a respeito do futuro, ajudando a tomar decisões preventivas e proativas que vão favorecer o negócio. Por meio delas, é possível antecipar-se a problemas e evitá-los ou minimizar seus efeitos.

Negociação com fornecedores

O advogado consultivo ainda pode participar de reuniões e ajudar nas negociações, cooperando para desenvolver propostas e acordos que sejam benéficos para todos os envolvidos.

Elaboração de contratos

Outro campo de atuação da advocacia consultiva é a elaboração de contratos e de minutas. O profissional tem capacidade para orientar sobre os procedimentos necessários e explicar os termos pertinentes.

Quais são as vantagens da advocacia consultiva?

Em qualquer campo, a atuação de um advogado consultor é valiosa, vejamos algumas vantagens:

Menos burocracias

O que deixa os processos mais lentos e mais difíceis são as burocracias. Eliminando-os, um contrato assinado e registrado ao fim de uma negociação é o bastante para assegurar a idoneidade do acordo ou o encerramento de um conflito. Aumentam, inclusive, a possibilidade de resolver problemas de forma extrajudicial.

Redução de custos

Sem burocracias, os gastos reduzem bastante. Por isso, o valor integral de um serviço de advocacia consultiva é mais baixo para a empresa.

Vale lembrar que, diante da resolução de conflitos e da possibilidade de evitar problemas mais sérios, a consultoria permite evitar prejuízos.

Ganhos de eficiência operacional

O apoio de advogados cultivos ajuda a empresa a realizar seus processos com mais agilidade, segurança e eficiência. Considere, por exemplo, que processos judiciais podem consumir anos para serem finalizados — as soluções propostas e praticadas pela advocacia consultiva, por outro lado, consomem somente horas.

Tomada de decisões mais acertada

Finalmente, vale ressaltar que advogados consultivos conseguem alinhar as expectativas da empresa e as necessidades delas às normas jurídicas.

Enfim, vale a pena para sua empresa recorrer aos serviços personalizados e especializados da advocacia consultiva para solucionar, prever e evitar conflitos, além de melhorar os processos internos e as transações com fornecedores e outros parceiros.

Aproveite o momento e conheça o escritório /asbz e os serviços exclusivos que sua equipe altamente especializada presta às empresas. Estamos no mercado há 12 anos e trabalhamos de forma disruptiva, apostando na inovação!

Crédito da imagem: Freepik.