Ir para o conteúdo
  • Empresa
    • Quem Somos
    • Práticas ESG
    • Inovação
    • Cashback Social
  • Pessoas
    • Junte-se a nós
    • Nosso Time
  • Expertise
    • Áreas de Atuação
  • Institucional
    • Reconhecimentos
    • Na Mídia
    • Código de Conduta e Ética
    • Política de Segurança da Informação
    • Canal de Denúncias
  • Conteúdos
    • Ver todos
    • Reforma Tributária
  • Contato

Novas Determinações sobre Tarifas Recíprocas nos EUA

Na última semana o presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, suspendeu temporariamente a aplicação das tarifas recíprocas previstas no Anexo I da Ordem Executiva 14.257, que impunham alíquotas superiores a 10% a determinados países, como é o caso da União Europeia (veja aqui).

Com isso, pelo prazo de 90 dias — de 10 de abril a 9 de julho —, as tarifas aplicáveis aos países listados no Anexo I da Ordem Executiva em referência (cuja vigência foi suspensa) passam a ser uniformizadas em 10%, mesmo patamar aplicado a outros países, como o Brasil, cuja tarifa permanece exigível nessa alíquota — ressalvadas as exceções previstas em atos legais específicos, como a Proclamation 10908.

Importante destacar que essa suspensão não se aplica à China (PRC), que, nos últimos dias, passou a ser onerada com tarifas adicionais, atingindo o patamar de 145%.

Em ato mais recente, foram excluídos das chamadas tarifas recíprocas produtos como smartphones, computadores e outros eletrônicos (veja aqui).

Paralelamente, foi publicada a Lei de Reciprocidade Comercial (Lei nº 15.122/2025), que autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países ou blocos que imponham barreiras unilaterais aos produtos nacionais.

Vale lembrar, no entanto, que a lei tem caráter autorizativo — ou seja, confere poderes ao Executivo para agir, mas ainda não implica, por ora, em medidas concretas.

__________

Este informativo traz uma síntese de alterações legislativas, tendo sido elaborado pelo time técnico do /asbz. Ressaltamos que o conteúdo aqui apresentado tem caráter informativo e não substitui a consulta a um profissional jurídico especializado.

IN RFB nº 2.319/2026: DCTFWeb passa a ser o instrumento central de reporte do Adicional da CSLL no âmbito do Pillar Two

Convênio ICMS 28/2026: Confaz protege benefícios estaduais afetados pela redução de incentivos federais promovida pela LC nº 224/2025

Exclusão de bebidas, sorvete, materiais de construção e produtor de papelaria do regime de Substituição Tributária no Estado de São Paulo

Prorrogação do prazo de inscrição para a 1ª edição do Programa CONFIA

Inscreva-se em nossa newsletter!

Acesse em primeira mão, nossos principais posts e conteúdo no seu e-mail.

Instagram Facebook Linkedin Youtube Spotify

Quem somos
Áreas
Contato

Links Rápidos
Código de conduta e ética
Política de Segurança da Informação
Canal de Denúncias

São Paulo
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1855 – Torre B – 10º andar
Vila Olímpia +55 11 3145 6000

Brasília
SHIS QL 18, Conjunto 06 Casa 19, Lago Sul
+55 61 3224 3738